A Secretária de Saúde e SESAP se reúnem para discutir o plano de vacinação contra a influenza.

145 0


A Secretária de Saúde participou na tarde dessa Sexta (09) da reunião com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) para discutir a 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza.
A campanha tem o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
As ações de imunizações continuam sendo extremamente importantes para a proteção e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua do coronavírus.

A campanha será dividida em três (3) etapas.
• Na primeira etapa as vacinas serão direcionadas para Crianças (6 meses a < de 6 anos -“5 anos, 11 meses e 29 dias”), Gestantes, Puérperas, Povos indígenas, Trabalhadores da saúde;
• Na segunda etapa de as vacinas serão destinadas para Idosos com 60 anos e mais e Professores;
• Já na terceira etapa quem poderá tomar a vacina serão Comorbidades , Pessoas com deficiência permanente,Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso,Trabalhadores Portuários ,Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas, socioeducativas.

Considerando a ausência de estudos de coadministração para a vacinação contra influenza e COVID-19, não se recomenda a administração simultânea das vacinas. Se os grupos prioritários tiverem tomado a vacina da COVID-19 só poderão tomar as doses da influenza após 14 dias.
As pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde, e ainda não foram vacinadas contra a covid-19, preferencialmente, deve ser administrada a vacina COVID-19 e agendada a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
“ Estamos no momento crítico, à vacinação contra a influenza também é importante. Essa é mais uma forma de cuidar da saúde de todos. Iremos divulgar na próxima semana quem será contemplado na primeira etapa, nos canais oficias do município, conforme formos recebendo as doses da SESAP”, explica Dayanny Dantas, Secretária de Saúde.

Posts Relacionados