Coordenadora de vigilância Epidemiológica do Estado faz capacitação aos servidores da Saúde do município.

Atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu na última terça-feira (21), a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica das Meningites  da Secretaria  Estadual de Saúde, Aline Fernandes Oliveira que na oportunidade  realizou capacitação dos profissionais de saúde da atenção  básica e do hospital municipal,  esclareceu dúvidas a respeito do caso  de meningite bacteriana  confirmado  no município, essa ação  serviu  para avaliar as ações  realizadas pelo  município durante a semana como divulgação  na rádio local pela coordenadora e profissionais do município para evitar novos casos.

Ocorrido

Em Patu a paciente Renanta Kelly de Sousa Dutra de 32 anos deu entrada no hospital municipal no último dia 18 (sábado) suspeita de picada de escorpião, a mesma foi medicada e liberada para ficar em observação. No último dia 22 (quarta-feira) ela apresentou sintomas de febre, bolhas pelo corpo e imediatamente foi encaminhada para o hospital regional de Pau dos Ferros onde veio a falecer. O corpo foi encaminhado para o Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (ITEP) de Mossoró e em seguida para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), onde foi confirmada a causa da morte, meningite meningocócica.

Orientações

A meningite meningogócica é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos, e provoca inflamação na meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. A transmissão pode ocorrer de vários fatores: através de contato com outras pessoas, seja por vias aéreas (tosse, espirro) e até o compartilhamento de copos e talheres.

#GovernoDePatu