Empreendimentos do setor de Turismo devem se cadastrar no Cadastur

191 0

 

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes convoca a todos os empreendedores do ramo de turismo para fazerem seu cadastro no Cadastur.

O Cadastur é uma  ferramenta de planejamento e atuação do Governo Federal e do Ministério do Turismo para desenvolver políticas públicas para o setor e também  uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro.

Um dos benefícios do cadastro é que o turista tem acesso às várias informações dos meios turísticos, como: conhecer as categorias de empresas de hospedagem que a região possui, se a cidade tem Hotel, Pousada, restaurantes, entre outros, além de levar o conhecimento acerca das categorias hoteleiras de uma localidade, ajudar a conhecer as empresas de transporte turístico que atuam no município, mapear as empresas que atuam de forma indireta com a atividade turística, tais como bares, restaurantes, casas de espetáculos, empresas de locação de veículos, empresas organizadoras de eventos, dentre outros.

O cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades para negócio.

Se você é guia de turismo; meios de hospedagem; organizadora de eventos; Infraestrutura de eventos, transportadora turística. O cadastro é obrigatório.

Você que é proprietário de algum desses empreendimentos também devem se cadastrar: restaurantes, cafeteria, bar e similares, empreendimentos de lazer, prestador de serviço especializado em segmento turístico, casa de espetáculo e equipamento de animação turística.

“A inscrição dos empreendimentos do setor turístico nesta ferramenta federal é extremamente importante para a manutenção de contato com o Ministério do Turismo e, especialmente, com o turista em si, pois disponibiliza informações importantes para o visitante que vem conhecer a nossa Patu”, afirma o Secretário Hudson Holanda.

Se inscrever no Cadastur é muito fácil, o cadastro é simples e rápido. Todo o procedimento é gratuito e feito pela internet.

Confira o passo a passo de como se cadastrar no Cadastur:

  1. Acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br;

 

  1. Criar um “novo usuário” caso ainda não tenha; após isso, você receberá no e-mail cadastrado a senha para acessar o sistema;

 

  1. Preencher todos os campos solicitados do formulário eletrônico;

 

  1. Aceitar o Termo de Responsabilidade;

 

  1. Para Guias de Turismo – anexa a documentação obrigatória – documentos como foto padrão 3×4 recente e cópia do certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo com carga horária mínima conforme estabelecido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos são comuns para todos os casos;

Pronto! O requerimento está em análise e aprovação pelo órgão delegado pelo Ministério do Turismo, em cada unidade da Federação – aqui no RN é a SETUR. Você será comunicado quando estiver disponível – através do e.mail que informou no cadastro.

Mais informações: (84) 99667-0060

Posts Relacionados