Equipes de saúde das UBSs fazem acompanhamento de pacientes com coronavírus

148 0


As Unidades Básicas de Saúde estão inseridas dentro do Programa de Saúde da Família (PSF) e são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e a principal referência da população.
A Secretária de Saúde por meio das UBSs vem realizando um trabalho de acompanhamento aos pacientes acometidos de COVID-19 que estão em tratamento e em isolamento domiciliar.
O primeiro contato do paciente com suspeita de infecção é com a UBS. Na Unidade o paciente é atendido, recebe o encaminhamento para fazer os exames, no local se faz também a notificação de suspeita de contágio e a prescrição da medicação para tratamento.
Quando o usuário é confirmado, a equipe da Unidade faz todo acompanhamento via telefone e presencialmente, quando necessário. A equipe de visita é composta por médicos, enfermeiros, agentes de saúde da área, todos paramentados com EPIS adequados para a segurança e proteção dos profissionais.
Esse acompanhamento é importante para que os pacientes que estão em tratamento sejam acolhidos . É um modelo de cuidado e assistência à saúde, baseado em linhas de cuidados integrados.
O médico Gesiel Medeiros atende na Unidade Básica de Saúde Dr. Maurício Cortez de Paiva do Conjunto Nova Patu e explica como é o acompanhamento: “Quando a gente recebe a informação que o paciente está apresentando algum agravamento. A maioria das vezes os pacientes não têm oxímetro. O acompanhante ou familiar fica ansioso e preocupado, mesmo o usuário estando bem, fica nos ligando e a gente faz esse atendimento para não potencializar os sintomas, e a gente vendo o paciente, examinando, presencialmente a gente constata se esta se agravando ou é efeito de ansiedade”, complementa o Médico.
Quando a equipe constata que o quadro está se agravando, o paciente é encaminhado para ser atendido no o Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19
A Secretaria alerta a necessidade de a população ficar atenta aos sintomas da COVID-19: Coriza, febre, tosse, falta de ar, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, dor de garganta, diarreia.
Não deixe pra depois, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo do seu bairro ou o Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19. Não esqueça de seguir todas as recomendações: use máscara, evite aglomerações, mantenha o distanciamento social,
lave sempre as mãos, fique em casa, só sai quando realmente precisar.

Posts Relacionados

  #GovernoDePatu #PatuCidadeLinda