Guarda Civil Municipal realiza trabalho pioneiro na Cidade de Patu

“ O Prefeito Rivelino Câmara teve a coragem de implantar a Guarda Civil Municipal em Patu. Ele viu a necessidade de uma instituição como a Guarda para que a população se sentisse mais segura”, Afirma o Comandante da Guarda Civil Municipal, Subtenente Apolinário do Nascimento.

No mês de agosto de 2019  os agentes passaram por uma formação continuada  onde foram ministradas aulas de formas de abordagens, relações públicas, primeiros socorros entre outros assuntos relacionados a segurança.

Já no dia 05 de setembro de 2019 os guardas receberam os diplomas e foram empossados.  O Comandante da Guarda Civil Municipal, Subtenente Apolinário do Nascimento e o Sub Comandante, o Subtenente Antônio Nogueira da Costa  estão a frente da Guarda Municipal.

“A Guarda Civil Municipal tem sido presente para a nossa cidade contribuído com a Polícia Civil e Militar como também dando suporte durante a pandemia nas fiscalizações resolvendo os diversos problemas”, afirma o prefeito Rivelino Câmara.

Antes da guarda Municipal, a cidade tinha um alto índice de criminalidade por ter poucos agentes de segurança na cidade.  Devido à criação da Guarda e a parceria que se fez com a Polícia Militar e Civil, o índice de Criminalidade baixou muito.

“Temos total apoio da Policia Militar e Civil, tanto dos delegados Municipais e Regionais. Eles apóiam integralmente, quando precisamos, eles se prontificam, tanto os  policiais militares, quanto os policiais civis”, afirma , o Subtenente Antônio Nogueira da Costa.

A Guarda Civil Municipal é formada por 32 agentes, que desenvolvem um trabalho continuo em regime de escala, 24h todos os dias. Possui três carros e duas motos, totalizando cinco viaturas.

“ Vemos como a população agradece, aqui nos atendemos tudo, seja qual for a ocorrência a gente atende. Quando é necessário encaminhamos para os outros setores de segurança. A gente aciona a polícia em alguns casos, como crimes graves, já que somos uma guarda desarmada. Então tem casos que nos ligam, mas não podemos entrar em confronto armado e chamamos a polícia”,

A guarda atende de embriaguez  e desordens  a chamado de emergência e atendimento ao público. Muitas pessoas precisam de ajuda pela madrugada para conduzir doentes ao hospital (em casos que as ambulâncias estão ocupadas em outros atendimentos).

A Guarda Civil Municipal faz  24h de ronda na zona urbana e na zona rural, em todos  equipamentos municipais para manter a ordem, preservação e fiscalização do patrimônio público.

Em casos de urgência ou qualquer ocorrência ligue (84)  9 99846746

Tradição e muita cultura

Um dos marcos culturais de Patu, o Festival dos Violeiros, em sua 19ª edição, premiou as melhores duplas…