Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

O último tema abordado foi: Agricultura Familiar na Escola.

Com o título : “Melhor alimentação escolar, maior incentivo à agricultura familiar ” o projeto pretende fortalecer à importância da aquisição dos alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).Conscientizando a comunidade escolar dos benefícios que esta prática trás para os produtores rurais, município e a comunidade. Principalmente com relação à promoção da saúde e nutrição, e valorização ao agricultor familiar.

São muitos os desafios enfrestados, especialmente ao pequeno produtor rural. Entre eles, as desfavoráveis condições climáticas da nossa região, que encontra-se massacrada pela escassez de chuvas (seca). “Mas, juntos buscaremos soluções de enfrentamento as dificuldades, superando-as e efetivando as contribuições para esta prática. Nos motivamos trabalhar esta ação, diante do complexo cenário alimentar e nutricional do Brasil” lembrou a nutricionista do município, Dra. Danila Suassuna.

É importante oferecer alimentos mais saudáveis e adequados, que respeitem a vocação agrícola e cultural da região, impulsionem a economia da localidade, fomentando às práticas consideradas menos nocivas as ambiente. Seguimos importantes passos: palestras educativas com a comunidade escolar, exposição de vídeos, oficinas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), exposição de alimentos da agricultura familiar e explanação sobre as suas propriedades nutricionais. É um projeto de revitalização com novas perspectivas de mercado para a agricultura familiar.

A jornada é promovida pelo FNDE.
As ações de EAN estão sendo executadas na Creche Municipal Carmelita Rocha.
Nutricionista responsável: Danila Suassuna;
Diretora: Terezinha Adelino e
Coordenadora: Josiane Martins.
Apoio da Prefeitura Municipal de Patu e Secretaria Municipal de Educação.