NOTA

588 0

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Patu esclarece, em relação ao registro de óbito causado pelo novo Coronavírus (Covid-19), em nosso município.

O exame que constatou a infecção pelo novo Coronavírus foi realizado pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Norte, a partir de material (swab naso-orofaríngeo) colhido quando a paciente estava internada na UPA Raimundo Benjamin Franco, em Mossoró e que que veio a óbito dia 20 de maio.

Somente ontem dia 26, o Município de Patu recebeu da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN o resultado do referido exame que confirma o óbito da patuense pelo novo coronavírus, e esta informação encontra-se no Boletim Epidemiológico da SESAP/RN. De posse do exame positivo, a Secretaria Municipal de Saúde o entregou à família e passou a fazer o acompanhamento necessário.

A paciente chegou a realizar um teste rápido na Unidade de Saúde onde estava internada e deu negativo. O Ministério da Saúde recomenda que tais testes sejam realizados após pelo menos oito dias do início dos sintomas. A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus.

Ressaltamos que a paciente pertencia ao grupo de risco, tinha a saúde debilitada e fazia tratamento contínuo de hemodiálise. A Administração Municipal sente por esta e por qualquer perda de patuenses, e, ao contrário do que dizem alguns, não iria jamais inventar uma situação de causa de morte que não fosse a verdadeira.

Esperamos que qualquer pessoa que ainda esteja em tratamento da Covid-19 e quem de algum modo tenha contato com paciente da doença, respeite o isolamento domiciliar, para que outras pessoas não sejam infectadas.

Somente juntos venceremos essa batalha, com fé em Deus e muito trabalho!

Secretaria Municipal de Saúde

Secretária  Crislainny Dayanny de Oliveira Dantas.

Posts Relacionados

Bloco da Prevenção.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de saúde, promoveram uma blitz no centro da cidade com o objetivo de alertar…