Prefeitura publica edital do VIII Festival Regional de Quadrilhas Juninas

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CONFIRA NA ÍNTEGRA

VIII FESTIVAL REGIONAL DE QUADRILHAS AURELIANO DA SILVA

A Secretária Municipal da Educação e da Cultura da Prefeitura Municipal de Patu, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital Patu Dançá – 2018, que regulamenta o processo de inscrição relacionado à oitava  edição do Festival de Quadrilhas Juninas do município de Patu, que acontecerá de 04 a 06 de julho de 2018.

1. DA FINALIDADE

1.1 – O Edital Patu Dançá – 2018, tem por objetivo identificar e difundir as tradições culturais voltadas para os festejos juninos da cidade de Patu em especial neste caso, as quadrilhas juninas.

2. DA ESTRUTURA DO EVENTO

2.1 – O CONCURSO SERÁ REALIZADO EM DUAS CATEGORIAS divididas em:
Quadrilha tradicional e Quadrilha estilizada, devendo todas se inscrever na sede da Secretaria Municipal da educação e da Cultura, localizada à Rua Braz Cirino de
Moura, 280 – Centro – Patu-RN e/ou através do e-mail: [email protected];

2.2 – Serão selecionadas até 30 (trinta) agremiações juninas sendo 09 (nove) na categoria tradicional e 21 (vinte e um) na categoria estilizada, que participarão do VIII Festival de Quadrilhas do Município de Patu;

2.3 – Caso não haja o número suficiente de quadrilhas, fica facultada à Secretaria Municipal de Educação e da Cultura a reorganização e adaptação do concurso de modo que não prejudique o evento, a administração pública ou a população.

3 – DOS PARTICIPANTES

3.1 – Poderão participar do concurso quadrilhas de todo o estado e adjacências interestaduais, desde que EFETUEM SUAS INSCRIÇÕES CONFORME AS PRESCRIÇÕES DESTE EDITAL;

3.2 – As agremiações Juninas devem ser constituídas de no mínimo 16 (dezesseis) pares, o não atendimento a este número acarretará perda de 01 (um) pontos;

3.3 – Os menores que se apresentarem neste concurso enquanto dançarinos ou personagens poderão participar deste, sem prejuízo ao evento, sob a responsabilidade plena dos organizadores das respectivas agremiações, devidamente comprovadas.

4. DAS EXIBIÇÕES

4.1 – As agremiações deverão estar presentes no local de apresentação com no mínimo 01 (UMA) HORA de antecedência do horário preestabelecido para a ordem de apresentação;

4.2 – As agremiações serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações, utilizando-se de CD gravado, pen-drive ou de conjuntos regionais. As agremiações que se utilizarem de CD gravado ou de pen-drive deverão comparecer ao local trazendo, preferencialmente, 02 (duas) cópias do material a ser executado, com 30
(trinta) minutos de antecedência do início de sua apresentação;

4.3 – O não comparecimento da equipe responsável das agremiações para testar o
CD/Pen-drive conforme o estabelecido no item anterior, DESOBRIGA a Coordenação do evento de quaisquer falhas eventuais que venham a ocorrer com o material no momento da apresentação;

4.4 – OS ATRASOS TERÃO TOLERÂNCIA DE NO MÁXIMO 15 (QUINZE) MINUTOS, SOB AS SEGUINTES PENALIDADES

4.4.1 – 10 (DEZ) MINUTOS DE ATRASO: PERDA DE 02 PONTOS;

4.4.2 – 15 (QUINZE) MINUTOS DE ATRASO: PERDA DE 05 PONTOS;

4.4.3 – 20 (VINTE) MINUTOS DE ATRASO: DESCLASSIFICAÇÃO E VETO DA PARTICIPAÇÃO DA AGREMIAÇÃO NA EDIÇÃO 2018 DESTE EVENTO.

4.5 – A TOLERÂNCIA DE 15 (QUINZE) MINUTOS FICA FACULTADA APENAS À PRIMEIRA AGREMIAÇÃO. PORTANTO, AS DEMAIS APRESENTAÇÕES NÃO DISPONIBILIZARÃO DESTE TEMPO. A QUADRILHA INFRATORA PERDERÁ 07 (SETE) PONTOS NA CONTAGEM FINAL.

4.6 – NÃO SERÃO ACEITAS DESCULPAS E NEM JUSTIFICATIVAS PELO ATRASO, CASO HAJA INSISTÊNCIA A QUADRILHA INFRATORA PERDERÁ 5 (CINCO) PONTOS.

4.6 – NESTE SENTIDO, É IMPRESCINDÍVEL QUE AS DEMAIS AGREMIAÇÕES PARTICIPANTES DEVAM PRONTIFICAR-SE À DINAMIZAR A LOGÍSTICA DO EVENTO, APRESENTANDO-SE EM LUGAR DA AGREMIAÇÃO INFRATORA E A
PRIMEIRA (EM ATRASO) SE APRESENTARÁ POR ÚLTIMO COM DÉFICIT DE 07 (SETE) PONTOS;

4.7 – Cada agremiação terá até 30 minutos para realizar a sua apresentação, já incluída aqui o casamento. A agremiação que ultrapassar este tempo, perderá 02 (dois) pontos por cada minuto excedente. Caso ultrapasse 10 (dez) minutos esta será DESCLASSIFICADA;

4.8 – A agremiação junina que faltar a qualquer uma das apresentações ESTARÁ
VETADA da participação no ano de 2019;

4.9 – Após a liberação para a entrada da agremiação no local destinado a apresentação, a quadrilha terá até 15 (quinze) minutos para a produção da sua apresentação, passagem de som e desmontagem da sua produção. Após esse prazo será dado o sinal, e se iniciará a contagem do tempo determinado para a apresentação da agremiação.

4.10 – A escolha de músicas, bem como a sua execução é de inteira responsabilidade dos grupos participantes, podendo utilizar CD, pen-drive ou Conjunto Regional. Não haverá tema proposto pela organização!

4.11 – Da forma de disputa: VIII Festival de Quadrilhas Aureliano da Silva- Arraiá Patu Dançá terá três apresentações gerais, que acontecerão de 04 a 06 de julho, divididas em 01 (uma) noite de apresentações para quadrilhas tradicionais e 02 (duas) noites de apresentação para quadrilhas estilizadas, SENDO CONSIDERADAS CAMPEÃS aquelas que obtiverem MAIOR NOTA NA PONTUAÇÃO GERAL.

4.12 – É proibida a utilização de bombas e fogos de artifício dentro da área de apresentação e acesso das quadrilhas e no seu interior, exceto chumbinhos;

5 – DAS INSCRIÇÕES

5.1 – As inscrições são direcionadas a quaisquer agremiações do estado do Rio Grande do Norte e de suas imediações interestaduais desde que estas confirmem a validação da inscrição, e FAÇAM COMPROVAÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE COMPROMISSO NO VALOR DE R$ 200,00, a ser depositada nos seguintes dados bancários:
• Agência: 1365-x;
• Conta/poupança:20102-2;
• Var: 51;
• Titular: Milena Celandia Rodrigues Silva;
Até o dia 30 de Junho de 2018, o sorteio da ordem de apresentação e divulgação do mesmo ocorrerá às 15h do dia 02 de julho de 2018 nos sites: www.patu.rn.gov.br e www.blogdocampelo.com e a devolução do valor da taxa de compromisso acontecerá após a sua apresentação nos dias, 04, 05 e 06 de julho do corrente ano. As fichas de inscrição deverão ser entregues na sede da Secretaria Municipal da Educação e da Cultura, localizada à Rua Braz Cirino de Moura, 280 – Centro – PatuRN e através do e-mail: [email protected], a inscrição será confirmada a partir da comprovação do depósito identificado até às 23h59min do dia 30 de junho de 2018 e divulgada às 8h nos sites: www.patu.rn.gov.br e www.blogdocampelo.com;

5.2 – No ato da inscrição é IMPRESCINDÍVEL que a agremiação apresente os seguintes documentos:

5.2.1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida;

5.2.3 – Comprovação do pagamento da taxa;

5.2.2 – E histórico da agremiação.

6.0 – DA COMISSÃO JULGADORA.

6.1 – A Comissão Julgadora será composta por artistas e representantes da comunidade local e Região, antecipadamente convidados pela Secretaria de Educação e da Cultura que possuem conhecimentos nas áreas: cultural, artística e junina, com o objetivo exclusivo de julgamento do concurso.

6.2- Os jurados atribuirão notas de 01 a 10.

6.3 – Serão eliminadas a menor e a maior nota entre os jurados,

6.4 – Compete à Comissão Julgadora apreciar, analisar e julgar as apresentações, atribuindo notas, observando os seguintes critérios:
I- TEMPO – O tempo para apresentação de cada entidade ou grupo junino será de 30 minutos incluindo casamento e evolução da quadrilha; o cronômetro será ativado ao comando do locutor oficial do festival, iniciando a apresentação das quadrilhas; e a sua parada ocorrerá por ocasião da saída total dos brincantes da arena de apresentações. Este item será avaliado pelo presidente da Comissão Julgadora. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos. Antes de disparar o cronômetro, o Marcador ou Apresentador dará autorização ao fiscal de pista, que disparará o cronômetro.

II- ORIGINALIDADE – Observa-se nesse item o conceito do novo, do inédito, do singular, do que nunca foi experimentado antes, sem descumprir com os ritmos pertinentes às tradições juninas. Em todos os casos, o grupo precisa ter algo a dizer, não algo a repetir ou perpetrar o mesmo. É preciso ser original na visão, na forma, na técnica ou na influência. Obtém a maior nota aquele grupo que apresenta a ousadia de construir algo além da sombra do que já foi mostrado.

III- ROTEIRO MUSICAL – Diz respeito à sequência das músicas empregadas durante a apresentação. Os cantos e danças deverão embalar o contexto junino, obedecendo aos ritmos do forró, xote, xaxado, galope, arrasta-pé, baião e marchas. Serão observadas, para efeito do julgamento: a harmonia entre as músicas, os passos apresentados e a quebra ou passagens dos ritmos musicais. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

IV- MARCADOR/APRESENTADOR – Refere-se ao elemento (masculino ou feminino) que no inicio da apresentação cumprimenta o público e anuncia a entrada dos componentes na arena da competição do festival. É o responsável pela coordenação e marcação dos brincantes da quadrilha junina; devendo apresentar-se com figurino o mais tradicional possível e dicção de fácil compreensão para a plateia e julgadores (sempre atento aos comandos das autênticas quadrilhas juninas tradicionais). Para efeito de análise e julgamento será considerada a condução da marcação de forma firme, precisa, respeitosa, vibrante, alegre, criativa (trejeitos, fala e comandos) e evolutiva. Observamos, ainda, que cada quadrilha junina poderá ter somente um marcador ou marcadora. É vetado ao apresentador manifestar-se no sentido de tecer elogios ou críticas, ou ainda proferir discurso de caráter político, antes, durante e após seu “desempenho”. Este item será avaliado por todos os membros da comissão julgadora. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos por jurados, com soma total de 50 (cinquenta) pontos.

V- EVOLUÇÃO – Constitui-se na sequência de movimentos cujos passos e gestos executados pelos componentes da quadrilha junina obedecem às tradições durante o tempo de apresentação. A EVOLUÇÃO deve ser feita de forma coesa, com espaçamento uniforme entre seus componentes. Levar-se em conta, para efeitos de analise e julgamento: Uniformidade e criatividade dos movimentos; observando-se um numero não inferior a 20 (vinte) passos relevantes. Vistos nos festejos das autenticas quadrilhas juninas. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

VI- CASAMENTO – É o ponto máximo, inicial, com tempo livre (dentro dos 30 minutos destinados a apresentação) de uma quadrilha junina tradicional. É uma cerimônia religiosa projetada dentro dos festejos juninos. Durante a sua realização, serão observadas: O respeito aos costumes e rituais dentro das tradições juninas; a seriedade; o respeito ao público; e a criatividade. Os marcadores deverão ser claros e diretos, de forma que permita a compreensão pelos membros da comissão julgadora. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar 10 (dez) ponto.

VII- ANIMAÇÃO – Consiste no entusiasmo e alegria demonstrados pelos componentes da quadrilha junina durante a apresentação. Essa demonstração de vivacidade é expressa através de movimentos feitos em sintonia com as músicas apresentadas e os cantos dos componentes; sendo observados: a alegria, a disposição, a empolgação; a espontaneidade e a criatividade do grupo. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

VIII- FIGURINO – O figurino deverá estar em conformidade com o tema ou homenagem apresentado, será levado em consideração: a beleza, a confecção dos trajes, a harmonia entre cores, e sua combinação, com adereços e acessórios. Para efeito de análise e julgamento, serão observados: a criatividade, e originalidade e sua sincronia com relação a movimentos apresentados. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

IX- HOMENAGEM OU TEMA – Deverá ser desenvolvido de acordo com o histórico e /ou sinopse (apresentado, previamente a comissão julgadora). Através dos seguintes itens: coreografia, música, dança, figurinos, acessórios e adereços. A quadrilha deve manter as tradições culturais juninas, não se esquecendo, dos seus símbolos e folguedos. Este item será avaliado pelo membro da comissão julgadora designado para este quesito. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

X- COREOGRAFIA – Se constitui na sequencia de movimentos, cujos passos e
gestos executados pelos componentes da quadrilha junina obedecendo às tradições, durante o tempo de apresentação. A coreografia deve ser feita de forma coesa, com espaçamento uniforme entre seu componente, evitando a queda de adereços e acessórios ou, ainda a presença de espaços vazios entre os componentes. Leva-se em conta, para efeito de análise e julgamento: uniformidade; elegância; evolução; originalidade e, criatividade dos movimentos. Sendo exigido um número não inferior a 10 (dez) passos tradicionais, vistos nos festejos das autenticas quadrilhas juninas. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

XI- CASAMENTO ESTILIZADO – Consiste em uma narrativa, ou musicalidade, como também podendo ser, uma representação através de uma música encenada, pelo grupo, dando a demonstração, do real motivo da dança junina o casamento, de acordo com o tema ou homenagem apresentado pelo grupo. Este item será avaliado pelos membros da comissão julgadora e a nota atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.

6.5 – Ocorrendo empate entre as quadrilhas, será levada em consideração a maior pontuação obtida no item ANIMAÇÃO. Caso persista o empate, será considerada vencedora aquela que obtiver maior nota no quesito FIGURINO. Caso persista o empate o prêmio será dividido entre ambas, cada entidade participante tem o dever de enviar um representante para a abertura dos envelopes e apuração dos resultados nos dias 05 de julho, para as agremiações tradicionais e 07 de Julho, para as agremiações estilizadas.

6.6 – As decisões da Comissão Julgadora são SOBERANAS E IRRECORRÍVEIS.

6.7- Serão conferidos Troféus e uma premiação em dinheiro para os 03 (três) primeiros lugares para a categoria Estilizada e os (02) dois primeiros lugares na categoria tradicional. As demais receberão troféus de participação.

7.0 – PREMIAÇÃO

7.1 – Os prêmios em dinheiro serão entregues na forma abaixo especificada:

Categoria: ESTILIZADA
1º lugar – R$ 3.000,00 e troféu.
2º lugar –R$ 1.500,00 e troféu.
3º lugar –R$ 500,00 e troféu.

Categoria: TRADICIONAL
1º lugar – R$ 1.500,00 e troféu
2º lugar – R$ 500,00 e troféu
As demais receberão troféu de participação.

7.2 – Os casos omissos ou aqueles não previstos neste edital serão resolvidos pela comissão organizadora e comunicados aos dirigentes e representantes dos grupos envolvidos.
Patu / RN, 04 de junho de 2018.

Maria Vioneide Linhares
Secretária Municipal de Educação e da Cultura

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATU
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
Ficha de Inscrição
VIII FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS AURELIANO DA SILVA QUADRILHA:
RESPONSÁVEL:
CIDADE: UF:
CATEGORIA: Estilizada ( ) Tradicional ( )
TEMA:
BAILARINOS:
EQUIPE DE APOIO:
NÚMERO DE PARES:
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
AUDIO: CD ( ) Pen-drive ( ) Conjunto Regional ( )
CENÁRIO: Sim ( ) Não ( )
__________________________________________
Responsável

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