Secretaria de Saúde imuniza idosos acamados contra COVID-19

76 0

 

A Secretaria Municipal de Saúde continua imunizando os idosos de 75 a 76 anos. Essa fase segue até 26 de março.

 

Os idosos poderão receber a vacinação nas UBSs ou nas suas residências. O cronograma seguirá por agendamento. A Equipe de Saúde sempre entra em contato para fazer a marcação de dias e horários, seguindo o critério de até 5 idosos por horário para não haver aglomeração nas Unidades Básicas. Para fazer o agendamento é necessário CPF, Identidade e Cartão do Sus.

 

Dona Eny, tem 75 anos e se sente agradecida por receber a vacina: “Queria muito, pedi tanto a Deus para mim vacinar logo. A vacina é muito importante”, fala a idosa.

Os idosos de 75 a 76 anos poderão se vacinar até dia 26 de março.

Assim como dona Eny, todos pessoas idosas do município que tem a faixa etária estipulada pela Secretaria Estadual de Saúde podem se dirigir até as Unidades Básicas de Saúde para serem imunizados.

Além da vacinação nas UBSs. As equipes do Programa de Saúde da Família fazem o trabalho de atendimento domiciliar que é voltado para os casos de idosos acamados que não têm condições de se deslocar até a Unidade Básica de Saúde.

A enfermeira Micaelli Queiroga, explica que o trabalho de atendimento domiciliar é importante, pois todos os idosos têm acesso à imunização, até mesmo aqueles que não conseguem ir até a Unidade mais próxima de sua casa “Temos casos e casos, no nosso município tem idosos com deficiência física, outros acamados que não podem se deslocar, então fazemos esse trabalho de ir até a residência aplicar a vacina”, acrescenta.

Seu José Assis é deficiente visual e hoje tomou a primeira dose da vacina. “Podem dar a vacina, eu não tive corona, mas já vi muitas pessoas morrer. Se não fizer bem, mal que não faz”, fala sorrindo para a equipe.

Seu José sendo imunizado contra a Covid-19

O trabalho domiciliar é essencial para que todos os idosos sejam vacinados. A equipe vai até a residência, faz avaliação e acompanhamento, como aferição de pressão, medição da saturação e também a aplicação da vacina.

Dona Severina, tem 75 anos e reside no Bairro Dr. Epitácio de Andrade (Fomento), ela faz parte da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Rosalita Forte Dantas. Hoje, dona Severina recebeu a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Emocionada a idosa relata a alegria de receber a equipe em sua casa para ser imunizada “ A equipe é maravilhosa, eu não queria morrer agora, quando essa doença pega um, é pra matar. Agora que tô tomando a vacina fico mais tranquila, será melhor né?”, confirma Severina.

“A equipe é maravilhosa, eu não queria morrer agora, quando essa doença pega um, é pra matar. Agora que tô tomando a vacina fico mais tranquila, será melhor né?”

Dona Eny, Dona Severina, seu José e tantos outros idosos da cidade de Patu, formam o time de imunizados contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde informa que é importante que todos os idosos de 75 a 76 anos, procurem a Unidade Básica mais próxima da sua casa se vacinar.

 O cadastro da vacinação pode ser feito através do sistema eletrônico do Estado:

https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/

#GovernoDePatu #PatuCidadeLinda #Covid19 #Coronavirus #Vacinacao

Posts Relacionados