Secretaria de Saúde realiza ação para profissionais da limpeza urbana

137 0

 

O Governo de Patu através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação voltada para os profissionais da limpeza urbana em prol da saúde do trabalhador. Os garis são profissionais que trabalham diretamente com exposição constante a agentes biológico e físico correndo riscos de cortes, ferimentos, quedas e problemas ergonômicos. A ação consiste em dar mais qualidades de vida e cuidar da saúde destes profissionais que cuidam da nossa cidade com tanto amor.
A ação foi realizada na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Participaram da ação enfermeiros, técnicos de enfermagem, clínico geral, dentista e vigilância Sanitária. Na ocasião foram feitas reforço das vacinas anti-tétano e hepatite B. também foram realizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, glicemia, aferição de pressão, orientações sobre saúde bocal, entrega de kits de higienização e também consulta médica.
“Nós pensamos em trazer essa ação para os trabalhadores para cuidar da saúde deles, Já que eles trabalham durante todo o dia e muitas vezes não procuram o serviço da Unidade Básica de Saúde. É uma forma de prevenir e orientar, também ter um tempo para cuidar de si, já que eles cuidam da limpeza de toda cidade,” fala a Secretária de Saúde Dayanny Dantas.
O atendimento médico é uma forma de fazer com que os trabalhadores da limpeza também se previnam, se consultem , solicitem exames, façam o check up da saúde, já que os mesmos, trabalham no mesmo horário de atendimento das UBSs.

Os profissionais da limpeza urbana trabalham todos os dias e fazem a coleta de lixo em todos os bairros da cidade. Esse é um serviço essencial e a população deve cumprir o papel de contribuir com trabalhadores para deixar a cidade limpa e organizada, fazendo tarefas básicas: deixando o lixo na lixeira nos dias que passam a coleta, descartar o lixo perfurocortante de forma correta e sinalizado para que eles não se cortem ou sejam acometidos de doenças e infecções. Nesse período da pandemia também ter maior cuidado. Caso seja lixo de pessoas que estão contaminadas com o vírus, o cidadão pode contribuir com sinalização do lixo para que os garis tenham mais cuidado.
O coordenador da vigilância sanitária Sherman Suassuna fala da importância dos garis para o município: “trabalhamos em parceria com o serviço de limpeza urbana. O trabalho que eles fazem é um serviço bem feito, com uma coleta regular todos os dias em toda a cidade e é fundamental para a saúde pública”, acrescenta.

 

Orientação sobre Saúde Bucal

O dentista Geilson Medeiros conversou com os garis sobre os principais cuidados com a higienização bucal e os cuidados com a pele, já que esses profissionais trabalham expostos ao sol diariamente.
“ A gente sabe que a exposição ao sol pode levar ao câncer, e esse câncer  pode  acontecer na região da boca, nos lábios também. Então a gente orientou como eles devem fazer a escovação, como devem cuidar da boca. E se tiverem alguma outra necessidade e dúvidas procurar os dentistas das UBSs de suas áreas”, explica.
A partir de certa idade, costumam aparecer feridas nos lábios, principalmente em pessoas que têm mais de 40 anos e em trabalhadores que estão expostos ao sol.  O dentista explicou como prevenir de forma simples, usando protetor. Caso continue, a orientação é buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde.
O dentista também explicou a forma correta de escovar os dentes e também os cuidados para quem utiliza prótese dentária. A higienização correta é uma forma de prevenir muitas doenças bucais.

Posts Relacionados