Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente divulga calendário de vacinação contra raiva animal na zona rural

De 28/08 à 19/09, as Secretarias de Saúde e desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, irão realizar a vacinação gratuita de gatos e cachorros de toda a zona rural de Patu. Além disto, serão realizadas ações de conscientização e prevenção.

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete principalmente o sistema nervoso e é excretado na saliva dos animais doentes.

Os principais sinais clínicos são: comportamento alterado, febre, reflexos diminuídos, que evoluem para irritabilidade, inquietação, vocalização, agressividade e desorientação. Existe também a forma paralítica, que é a mais comum, na qual ocorre paralisia de membros, paralisia de faringe (causando salivação) e paralisia mastigatória. Esses sinais geralmente evoluem para paralisia generalizada, depressão, coma e morte.
O diagnóstico definitivo da doença requer exame laboratorial de tecidos após a morte do animal.

O tratamento não é realizado, pois além de ser quase sempre fatal é um risco extremo à saúde pública. O animal suspeito deve ser mantido em isolamento (quarentena) ou submetido à eutanásia e as autoridade sanitárias locais devem ser notificadas.

Humanos mordidos por animais suspeitos devem lavar o ferimento com grande quantidade de água e sabão, a fim de tentar reduzir a carga viral no local, e procurar imediatamente o serviço de saúde. O animal agressor deve ser submetido à eutanásia imediatamente para que possam ser realizados exames laboratoriais em busca de confirmar a doença.
A melhor e mais eficiente forma de prevenção da raiva é através da vacinação de cães e gatos.

COLABORE COM A EQUIPE.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL