Secretaria Municipal de Saúde faz testagem em servidores.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária está realizando toda semana testes sorológicos de Covid-19 (tipo IgM/IgG) nos trabalhadores. Inicialmente a Secretaria de Saúde faz o agendamento dos trabalhadores do comércio para serem atendidos. Com mais de 80% dos trabalhadores do comércio já testados. A secretaria iniciou na tarde desta segunda, dia 19, a testagem de todos os servidores da Infraestrutura. Trabalhadores da limpeza urbana, motoristas, eletricistas, pedreiros, serventes, vigilantes, entre outros.
Na UBS é coletada a sorologia tipo (IgM/IgG). A técnica de laboratório Olga Tavares da Unidade explica como é o exame. “Tem os valores de referências: não reagente e reagente, o IgG detecta se o paciente já foi infectado com o coronavírus e o IgM se o paciente está com o vírus”, conclui.
Esse exame é importante para que a Secretaria de saúde tenha o controle de quem já foi infectado e como está a pandemia, para que se tenha um parâmetro da situação.
“Hoje estamos testando os trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura. Toda segunda a tarde tiramos para fazer essa atendimento, dar mais atenção e acolhimento ao público. Se tiver algum positivado a gente já faz a notificação, o processo de triagem e monitoramento do paciente”. Explica Sandra Soares, diretora da Unidade.
Essa ação de testagem em massa dos servidores, faz parte do plano de controle e combate ao coronavírus da Secretaria de Saúde. Esse é um trabalho de prevenção e combate ao vírus na cidade e mostra o cuidado que a prefeitura tem com os servidores municipais.
A secretaria alerta também os trabalhadores do comércio em geral que ainda não fizeram a testagem, incluindo lojas, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, manicure, leiteiros, salões de beleza, mercearias, cambistas, taxistas, moto taxistas, entre outros. Se você é comerciante e ainda não fez a testagem, procure a Secretaria de Saúde para marcar o exame. O agendamento é feito de segunda a sexta.