SESAP realiza ação em escolas do município

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patu e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou ação de preventiva contra o Tracoma, mais conhecido como ceratoconjuntivite, doença infecciosa e altamente contagiosa.

Ao todo 703 estudantes foram examinados, sendo que dois casos foram confirmados. Os jovens já estão sendo tratados e a campanha para a prevenção segue em todo o município.

Para prevenção do tracoma, aconselha-se adotar as seguintes medidas:

Lavar o rosto com frequência, principalmente das crianças.
Não compartilhar objetos de uso pessoal.
Utilizar locais com boas condições sanitárias.

O tracoma é transmissível e acontece de forma direta, quando há contato com secreções oculares, nasais e até bucais. A transmissão ocorre, também, de forma indireta, quando o indivíduo saudável tem contato com objetos contaminados (lente de contato, por exemplo).

Contudo, a doença só é transmissível de indivíduo para indivíduo enquanto persistirem as lesões da conjuntiva, o período mais suscetível para transmissão é o inicial e quando há, ao mesmo tempo, infecções bacterianas.

Convite

Você e toda a sua família estão convidados. #patucidadelinda